Fevereiro -01/02 à 05/02;
Adaptação
A MÚSICA DOS
NOMES
Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Cantaremos músicas como: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reuniremos a turma em um local agradável e cante. As crianças também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS
Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sentaremos com as crianças no chão e usando os fantoches “conversaremos com cada uma. Fazendo perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?
MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ IDADE
Com o objetivo de tranquilizar se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribuirei uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, Colocaremos os devidos nomes nas cartas para serem entregues quando os pais chegarem.
CUIDADO COM A BONECA
Para essa brincadeira precisamos de bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas. Com o objetivo de brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Vamos propor que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
Precisaremos de revistas e jornais velhos. Sentaremos com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Vamos permitir que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Juntar os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
JOGO DAS EXPRESSÕES
Desenhar na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
TEXTURA
Usando lixa, faremos pintura com giz. As crianças vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um giz, por exemplo, quando usado sobre superfícies diferente.
CORRIDA DE OBSTÁCULOS
O material necessário será: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Cantaremos músicas como: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reuniremos a turma em um local agradável e cante. As crianças também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS
Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sentaremos com as crianças no chão e usando os fantoches “conversaremos com cada uma. Fazendo perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?
MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ IDADE
Com o objetivo de tranquilizar se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribuirei uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, Colocaremos os devidos nomes nas cartas para serem entregues quando os pais chegarem.
CUIDADO COM A BONECA
Para essa brincadeira precisamos de bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas. Com o objetivo de brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Vamos propor que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
Precisaremos de revistas e jornais velhos. Sentaremos com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Vamos permitir que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Juntar os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
JOGO DAS EXPRESSÕES
Desenhar na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
TEXTURA
Usando lixa, faremos pintura com giz. As crianças vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um giz, por exemplo, quando usado sobre superfícies diferente.
CORRIDA DE OBSTÁCULOS
O material necessário será: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos. Propor às crianças diferentes movimentos: rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em zigue-zague; andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.
Estas atividades foram extraídas da revista Nova Escola, edição especial n°9, "Educação Infantil"
Março - 08/03 à 01/03;
Projeto Identidade
Projeto
Identidade
Trabalha
a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades
pedagógicas.
O
Projeto Identidade, ajuda os alunos perceberem que eles tem uma história
de vida, que fazem parte de uma família, de uma comunidade e que são parte de
um mundo maravilhoso, que está em constante transformações positivas.
Trabalhar
a identidade das crianças também é importante para nós educadores obtemos
informações significativas a respeito dos nossos alunos.
Justificativa
Este Projeto tem o intuito
mediar diverso saberes, para que os educando tenham o conhecimento global do
ser humano, para:
.Conhecer seu corpo.
.Ampliar conceitos de
higiene e saúde.
.Descobrir que o indivíduo
está presente em todas as comunidades.
.Relacionando com outros
seres e com todo o ambiente onde vive.
.Identificar e analisar
diferentes, conceitos, procedimentos, características, valores de toda uma
sociedade ao qual todos os educando estão inseridos.
Objetivos:
Possibilitar que a criança
construa a sua identidade e autonimia, por meio das brincadeiras, das
interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
.Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo e compreender os órgãos o sentido.
.Identificar os membros de
sua família.
. Desenvolver a independência,
a autoconfiança e a autoestima.
.Participar da organização
da rotina diária.
. Linguagem oral e escrita.
.Rodas de conversas.
.Leitura e escrita do nome.
Todo o contexto do PROJETO
IDENTIDADE será desenvolvido pelos educando que passará por conhecimento de
prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente,
cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar,
enfim, a sociedade.
Por meio deste projeto,
todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educando um conhecimento
mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas
cognitivas, sócio afetivo e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio
histórico.
Abril - 04/04 à 29/04;
Projeto Animais
Projeto
Animais
Objetivo:
.Observar os diferentes
tipos de animais;
.Conhecer a utilidade dos
animais;
.Saber identificar animais
selvagens e domésticos.
.Desenvolver a imaginação e
a criatividade.
.Socializar.
Desenvolvimento:
Músicas
Murais
Vozes de animais
Pinturas
Gincanas
Maio - 02/05 à 27/05;
Projeto Cores e Formas
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS
1) Tema: Brincando com
Cores e Formas
Justificativa
Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e
formas.
• Nomear cores e
formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Desenvolva percepções
visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência
de diferentes formas, (ler) e interpretar.
Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e
formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e
formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Reconhecer existência de
formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos
materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de
arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da
construção.
• Ampliar o conhecimento do
mundo.
• Desenhar a partir do que
foi observado.
Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas
possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas
secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e
triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de
cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um,
trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias
com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores
primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para
despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras
geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo
com o material da bandinha;
- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou
atenção da criança na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a
atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas
crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer
uma salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar
as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de
revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que
temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o
coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e
guaxe e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola
colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e
batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu
critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é,
quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o
arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e
seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache
misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter
com o peixinho e
Como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel
celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as
crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar
autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em
sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o
roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez
de levar para casa.
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando
lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma
da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a
história e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho
com interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula
e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor.
Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um
desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que
montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar
as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande
quadrado no chão, e cada um ficam num canto, e tem um pego. Quando a
professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem
que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar
uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas
geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com
guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na
cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um
sorvete na casquinha e pedir que colorem apenas o triângulo com giz de
cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do
desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato.
Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os
quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da
bandeira brasileira.
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de
retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato
de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para
desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e
várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas
em cima do lençol
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos
segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até
todas as bolinhas caírem no chão.
Estas ficarão misturadas, então, propor que corram
buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das
bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo
amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul...
Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo
amarelo...
Junho - 30/05 à 30.06;
Projeto Alimentação saudável (Incluir
atividades da Festa Caipira) –
PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Descrição: O
presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à
alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento
dos educando sobre o tema.
Justificativa: O tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.
Objetivos:
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
• Identifique as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde
• Reconheça o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.
Sugestão de Atividades:
Justificativa: O tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.
Objetivos:
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
• Identifique as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde
• Reconheça o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.
Sugestão de Atividades:
Frutas
.Oficina Culinária - Salada de frutas
.Contagem de frutas, cores, tamanho
.Oficina Culinária - Salada de frutas
.Contagem de frutas, cores, tamanho
Verduras
.Confecção de carimbos com batata
.Explorar com s verduras cores e texturas
.Oficina Culinária: Salada de verduras
.Confecção de carimbos com batata
.Explorar com s verduras cores e texturas
.Oficina Culinária: Salada de verduras
Legumes
.Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu,
beterraba, batata
.Palavra Cantada - A sopa do neném.
.Colagem com papel camurça.
.Oficina Culinária: Sopa (Fiz em minha sala e garanto que
deu certo! Uma sopa cheia de legumes e bem temperadinha!!!!! hum!!!!)
Rótulos
.Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
.Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
.Alfabeto com rótulos
Hortaliças/ Higiene com os alimentos
.Montar uma horta na escola
.Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
.Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura
.Atividades de desenho.
.Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
.Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
.Alfabeto com rótulos
Hortaliças/ Higiene com os alimentos
.Montar uma horta na escola
.Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
.Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura
.Atividades de desenho.
Vitaminas
.Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
.Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.
Alimentos
não saudáveis
.Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com
moderação
.Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros. Classificação dos alimentos:
.Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros. Classificação dos alimentos:
.Derivados do Leite
.Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
.Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
.Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
.Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
Cereais
e Massas
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.
Higiene Pessoal
.Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
.Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.
Alimentação Saudável
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.
Higiene Pessoal
.Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
.Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.
Alimentação Saudável
.Apresentação de teatro de fantoches
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
Lanche Gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo
Experiências Interessantes:
.Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades: Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.
.Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.
.Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.
Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. Paty Fontes
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
Lanche Gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo
Experiências Interessantes:
.Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades: Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.
.Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.
.Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.
Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. Paty Fontes
Agosto - 01/08 à 12/08;
Readaptação e Revisão, Cores e Formas -
15/08 à 02/09;
Projeto Valores (Incluir atividades
folclóricas)
JUSTIFICATICA:
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
OBJETIVOS
Contribuir com a formação moral da criança. A educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
•intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES SUGERIDAS:
• Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2011.
• Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
• Atividades referentes aos temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
• Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve quais os motivos.
• Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
• Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
• Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
• Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
• Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
• Identificar, registrar e praticar outros valores.
• Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
Setembro - 05/09 à 16/09;
Projeto Meio Ambiente (Independência)
Projeto
Meio Ambiente
Objetivo Geral:
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis
diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição
sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente,
identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição,
desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor
pela conservação da natureza.
Objetivos Específicos:
. Perceber os cuidados necessários à preservação da vida
e do ambiente;
.Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros
benefícios;
.Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo
mesmo;
.Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio
ambiente: fauna, flora, vida marinha;
.Conhecer as partes de uma planta;
.Conhecer os tipos de animais;
.Desenvolver a linguagem oral;
.Levar a criança a valorizar o meio ambiente e
identifica-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento
sustentável.
.Criar uma horta e cuidar dela.
.Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
.Valorizar o meio ambiente.
Desenvolvimento
Será uma exposição de cartazes com o tempo de
decomposição do lixo, cartão de papel reciclado, apresentação de como e feita a
reciclagem do papel .
·
Fazer recorte de jornais e revista de rótulos
de embalagens retornáveis e colar no mural;
·
Exploração
de musicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;
·
Fazer a
classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que
eles coloquem nas lixeiras corretas que estarão no interior da sala;
·
Fazer
recorte de jornais e revista de rótulos de embalagens retornáveis e colar no
mural;
·
Fazer um
mural coma as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los
que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:
·
Coletor
amarelo – metal
·
Coletor
azul – papel
·
Coletor
vermelho-plástico
·
Coletor
verde – vidro
·
Coletor
marrom – material orgânico
19/09 à 30/09;
Projeto Meios de Transportes.
Projeto Meios de Transportes
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das
crianças desta faixa etária que, as atividades propostas em sala de aula facilitarão
o acesso às informações relativas ao tema. A proposta do assunto trânsito é de
uma possível justificativa, pois, a maior parte de nossa clientela faz uso dos
carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da
escola, utilizam as vias públicas para se locomoverem. Portanto, esse projeto
vem atender as necessidades da escola e das leis que inclui o trânsito como um
dos temas transversais a ser trabalhado na Educação Infantil.
E, além disso, possuem um importante caráter de
identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este estudo facilitará a
correlação entre diversos meios de transportes e destes com o seu lugar
apropriado que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
• Identificar e reconhecer vários meios de transportes;
• Desenvolver a atenção e a percepção;
• Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas
vias públicas;
• Reconhecer os principais sinais de trânsito: semáforo,
faixa de pedestre, placas etc.
• Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
• Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
• Trabalhar as virtudes: Paciência, tolerância,
responsabilidade e humildade;
Desenvolvimento:
Na roda de conversa levantar o assunto: Meios de
transportes! O que sabemos o que queremos saber? Quais são? O que mais usamos?
Cantar músicas com o tema.
.Junto com a turma fazer o registro do que é Meios de
Transportes:
. Meios de Transporte aquático:
.Vamos começar representando com o barquinho, quem
já passeou de barco? Para que eles servem? Como eles são? Fazer o barquinho de
papel e desenhar quem você vai levar para passear?
.Confeccionar barquinho com sucata - prato de papel,
rolinho de papel, papel colorido e adesivo:
Meios de Transporte Aéreo:
Conversa na roda sobre os meios de transportes aéreos, o
que são.... Quais são eles. Pedir que as crianças cite exemplos. Se possível
levar brinquedos como avião, balão, helicóptero, nave espacial, foguete...
.Vamos fazer um avião com prendedor de roupas de madeira
e palito de picolé:
.Vamos brincar com a turma com avião de papel - Que tal
um campeonato?
.O avião não é o único meio de transporte aéreo... Então
vamos fazer um balão com prato de papelão?
.O foguete também é um tipo de transporte aéreo, leva o
astronauta para conhecer mais e mais sobre o espaço, o planeta, etc....
.Vamos fazer um foguete com caixa de papelão - as
crianças poderão brincar livremente.
.Vamos fazer um foguete usando formas geométricas:
.Se possível, um foguete com rolinho de
papel:
.Existe alienígena??? E se existisse.... Qual seria seu
meio de transporte???
.Fazer nave de alienígena com prato de papel e garrafa
pet
.Na rodinha, conversa sobre meios de transporte
terrestre, quem usa... Tipos... Modelos...
.Qual o meio de transporte que você mais utiliza?
.Agora, vamos fazer trem com formas geométricas:
.Vamos fazer carro com prato de papel - colocar foto -
Qual o lugar da criança dentro do carro? Porque precisa usar a cadeirinha?
Precisa cinto de segurança?
.No transito encontramos muitos sinais que são
importantes para o bom movimento de carros e pessoas:
.O semáforo - Quais as cores, o que elas indicam?
.Vamos lavar nossos brinquedos! Hoje é o dia do lava
carro!
.Montar um painel urbano com a turma contendo: Pedestres,
faixa de pedestre, meios de transporte, etc.
.Transito é coisa séria! Hoje vamos conhecer mais sobre o
trânsito brincando com os amigos:
. Se preferir confeccione carros com a turma usando caixa
de papelão:
Outubro - 03/10 à 14/10;
Projeto Brinquedos e Brincadeiras
Projeto
Brinquedos e Brincadeiras
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bom barqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bom barqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era
“casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a
mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o
varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um
cm seu papel na brincadeira.
- Alinhavo com casinha:
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com
palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Casinha com palito de picolé:
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de
profissionais envolvidos nesta tarefa
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
- Casinha com saco de pão e recortes de papel:
17/10 à 28/10;
Projeto números até dez
31/10 à 18/11;
Projeto Vogal e Letra Inicial do nome
21/11 até o final
Projeto Natal