segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS 


1)      Tema: Brincando com Cores e Formas 

2) Objeto Detonador

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança 
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que 
vive. 

3) Justificativa 

      Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, 
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e 
formas, possibilitando a criança identifica-las.       


4) Perfil do grupo 

Crianças de dois anos de idade, participativas e curiosas em contínuo 
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo. 

5) Objetivos 

- Conceituais: 

•      Identificar cores e formas. 
•      Nomear cores e formas. 
•      Ampliar vocabulário. 
•      Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis. 
•      Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar. 

- Procedimentais: 

•      Conhecer e nomear cores e formas. 
•      Aprender a usar as cores. 
•      Reproduzir cores e formas. 
•      Ampliar vocabulário. 
•      Reconhecer existência de formas e cores do mundo. 
•      Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de 
expressão. 
•      Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, 
da colagem e da construção. 
•      Ampliar o conhecimento do mundo. 
•      Desenhar a partir do que foi observado. 

- Atitudinais: 

•      Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural. 
•      Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas. 
•      Deleitar-se no momento de desenhar. 
•      Apreciar as artes visuais. 
•      Possibilitar a integração com pessoas e ambientes. 

6) Janelas: 

•      Linguagem oral e escrita. 
•      Artes visuais. 
•      Natureza e sociedade. 
•      Matemática. 
•      Movimento. 
•      Música. 

7) Etapas 

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e 
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre 
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). 

- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando 
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico 
(a cor da roupa da criança, etc.). 

- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em 
recipiente transparente para que observem o resultado. 

- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir 
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação: 
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais 
suas cores?, Etc. 

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da 
bandinha; 

- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança 
na música; 

- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção; 

- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; 

- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de 
frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação); 

- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores 
trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista. 

- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos. 

- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração. 

- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas. 

- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida. 

- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido. 

- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar 
as cores novas que descobriu; 

- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu; 
- Brincar com massinha nas cores do arco íris; 

- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando 
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha. 

- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos 
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem 
de conchinhas e de peixinhos feitos com furador. 

- Organizar um aquário na sala com um peixinho; 

- Escolher um nome para o peixinho; 

- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e 
como proceder; 

- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane. 

- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças; 

- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que 
a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa; 

- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho 
para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa. 

- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela. 

- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as 
Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e 
permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com 
interferência). 

- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as 
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem 
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho; 

- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, 
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas 
geométricas usadas; 

- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e 
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os 
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos 
cantinhos. 

- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma 
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas 
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas; 

- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado 
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada. 
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha 
e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera. 

- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um 
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular. 

- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos 
coloridos; 

- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma 
pinte como quiser. 

- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. 
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários 
amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar 
um mosaico da bandeira. 

- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol. 

- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas 
coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol 
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e 
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. 

Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor 
para guardar. 

- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas. 

- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo 
azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado 
vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo... 


8) Avaliação 

•      Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de 
etapas. 

9)Duração 

•      Aproximadamente dois meses.


Encontrei o projeto de Jessica W. S. Costa é pedagoga e pós-graduada em Educação Infantil.
http://orkut.google.com/c9292676-te120650b6be9436d.html


Boneco espantalho