terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Plano de aula - Adaptação

Adaptação  

Objetivo Geral
•Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando sentimentos e emoções livremente, fazendo com que a criança se adapte ao ambiente através de uma rotina organizada, com momentos prazerosos, educativo e de tranquilidade.

Objetivos Específicos
•Conhecer o ambiente escolar, fazendo um passeio pela escola,  as professoras, amigos de sala, funcionários e espaços da escola;
•Escolher um nome de grupo;
•Reconhecer seu nome e dos colegas;
•Adaptar se a rotina da escola;
•Elaboração oral e coletiva de regras de convivência (combinados);

Atividades
• Passeio pela escola para conhecer
• Pintura, desenhos e colagens;
• Desenho livre;
• Musicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
• Historinhas (fantoches);
• Conversas, relatos de vivências (rodinha);
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
•Escolha do nome de grupo
• Chamada
• Confecção de crachás;
• Teatrinho de fantoches (regras de convivência)
•Jogo da bola (jogar um para o outro dizendo o nome)


FAZ-DE-CONTA
Tempo- 1 hora.
Espaço - Sala de aula ou área aberta.
Idade - A partir de 2 anos.

Material
Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapéus, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.

Objetivos
Canalizar a agressividade natural para a experiência lúdica.

Descrição
Estimule a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz-de-conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo – sentimento muito ligado à agressividade. Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger. Entre na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito. As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.

BRINCADEIRA DE MASSINHA


Tempo - De 10 a 20 minutos.
Espaço - Sala de aula.
Idade - 2 anos.

Material
Farinha, água, anilina comestível, copos e forminhas com desenhos variados.

Objetivos
Experimentar as transformações e a plasticidade do material, observar diferenças de cores e texturas.

Preparação
Faça a massinha em sala de aula, com a participação das crianças, misturando todos os ingredientes em uma tigela. Elas podem colocar a anilina, observando a mistura da cor na massa branca. Amasse bem até que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plástico para reutilizar outras vezes.

Descrição
Estimule as crianças a manipular a massa livremente, com ou sem o auxílio das fôrmas.



UM NOVO JEITO DE OLHAR


Tempo - De 10 a 20 minutos por dia, numa seqüência de vários dias.
Espaço - Sala de aula.
Idade - 2 anos.

Material
Folhas grandes de papel kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.

Objetivos
Desenhar em diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a coordenação motora (dependendo da posição do papel, a criança terá de se deitar, inclinar, ficar de pé etc.), estimular a espontaneidade e a criatividade.

Descrição
A cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posição diferentes: sobre a mesa, na horizontal; na parede, na vertical; sobre uma rampa inclinada; embaixo da mesa, obrigando as crianças a se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de fácil movimentação para permitir a participação coletiva.


Encontrei: 
http://fantasticoprofessor.blogspot.com.br/2012/01/plano-de-aula-adaptacao.html
http://www.pragentemiuda.org/2007/01/atividades-de-adaptacao-02-anos.html#ixzz4WgrLdlxs



Boneco espantalho