Adaptação
Objetivo Geral
•Favorecer um
ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas
experiências, expressando sentimentos e emoções livremente, fazendo com que a
criança se adapte ao ambiente através de uma rotina organizada, com momentos
prazerosos, educativo e de tranquilidade.
Objetivos
Específicos
•Conhecer o
ambiente escolar, fazendo um passeio pela escola, as professoras, amigos de sala, funcionários e
espaços da escola;
•Escolher um nome
de grupo;
•Reconhecer seu
nome e dos colegas;
•Adaptar se a
rotina da escola;
•Elaboração oral e
coletiva de regras de convivência (combinados);
Atividades
• Passeio pela
escola para conhecer
• Pintura, desenhos
e colagens;
• Desenho livre;
• Desenho livre;
• Musicas –
exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
• Historinhas (fantoches);
• Historinhas (fantoches);
• Conversas,
relatos de vivências (rodinha);
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
•Escolha do nome de
grupo
• Chamada
• Confecção de
crachás;
• Teatrinho de
fantoches (regras de convivência)
•Jogo da bola
(jogar um para o outro dizendo o nome)
FAZ-DE-CONTA
Espaço - Sala de aula ou área aberta.
Idade - A partir de 2 anos.
Material
Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapéus, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivos
Canalizar a agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição
Estimule a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz-de-conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo – sentimento muito ligado à agressividade. Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger. Entre na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito. As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.
BRINCADEIRA DE MASSINHA
Tempo - De 10 a 20 minutos.
Espaço - Sala de aula.
Idade - 2 anos.
Material
Farinha, água, anilina comestível, copos e forminhas com desenhos variados.
Objetivos
Experimentar as transformações e a plasticidade do material, observar diferenças de cores e texturas.
Preparação
Faça a massinha em sala de aula, com a participação das crianças, misturando todos os ingredientes em uma tigela. Elas podem colocar a anilina, observando a mistura da cor na massa branca. Amasse bem até que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plástico para reutilizar outras vezes.
Descrição
Estimule as crianças a manipular a massa livremente, com ou sem o auxílio das fôrmas.
UM NOVO JEITO DE OLHAR
Tempo - De 10 a 20 minutos por dia, numa seqüência de vários dias.
Espaço - Sala de aula.
Idade - 2 anos.
Material
Folhas grandes de papel kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.
Objetivos
Desenhar em diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a coordenação motora (dependendo da posição do papel, a criança terá de se deitar, inclinar, ficar de pé etc.), estimular a espontaneidade e a criatividade.
Descrição
A cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posição diferentes: sobre a mesa , na horizontal; na parede, na vertical; sobre uma rampa inclinada; embaixo da mesa, obrigando as crianças a se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de fácil movimentação para permitir a participação coletiva.
Encontrei:
http://fantasticoprofessor.blogspot.com.br/2012/01/plano-de-aula-adaptacao.html
http://www.pragentemiuda.org/2007/01/atividades-de-adaptacao-02-anos.html#ixzz4WgrLdlxs